Resumo:
O presente trabalho tem o intuito de disponibilizar informações acerca da prática
lúdica na modalidade de ensino, educação infantil, com ênfase na aprendizagem
dos discentes por meio dos jogos e brincadeiras. O brincar em sua essência é
uma ação que cria e recria experiências, mexem com os sentidos e sentimentos,
aguçando a imaginação e desenvolvendo diversos saberes. Tendo como objetivo
principal observar o uso da ludicidade na educação infantil, no Centro
Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino, na cidade
de Mulungu/PB. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica
e de campo. Acreditamos que atividades dinâmicas de motivação, utilização de
jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade
oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário, proporcionado pela
ludicidade. Este estudo está dividido da seguinte forma: Introdução, A infância e
os jogos, Os jogos e os PCN’s, Os jogos em sala de aula, Os jogos e a formação
do professor, Os jogos na abordagem Piagetiana, Conceituando o jogo, Aportes
metodológicos, Análise dos dados, Resultados e discussões, Considerações
finais, Referencias e Apêndice. Contamos com o respaldo teórico dos seguintes
autores (as): BARBOSA (2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998);
Marconi, Lakatos (2007); Minayo (2000); Moyles (2006); Moyles (2002); Oliveira
(2007); Oliveira (2002); Pádua (2000); Piaget (1990); Rizzi (1997); Vygotsky
(1979). Percebemos então, a importância da estimulação, incentivo e valorização
do brincar desde tenra idade, os reflexos de tais ações são vistos nas relações
interpessoais que se estabelecem ao longo da vida, bem como na capacidade de
raciocínio, imaginação, linguagem e tantos outros aspectos concernentes ao
processo de formação integral dos educandos. Os jogos propiciam o meio para
que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção
do seu conhecimento. Promove a construção de saberes cognitivo, físico, social e
psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado. Além
disso, desenvolve as habilidades necessárias às práticas educacionais da
atualidade. Portanto, acreditamos ter cumprido com o objetivo geral deste
trabalho, pois fica evidente neste estudo, a importância da ludicidade na
educação infantil, resultando nas mais variadas aprendizagens adquiridas no
âmbito escolar.
Descrição:
MARTINS, F. T. A ludicidade na educação infantil da Escola Municipal de Mulungu/PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.