Resumo:
O termo letramento surgiu há algumas décadas atrás em meados dos anos 80,
quando o Brasil vivenciava um alto índice de analfabetismo e repetências nas séries
escolares. Assim, o letramento firma explicando o oposto de ser analfabeto, ou seja,
pessoas que possuíam práticas de leitura e escrita mais avançadas em todo seu
meio social seriam pessoas letradas. Com as novas tecnologias permeando toda
sociedade, novos letramentos se configuram, assim o letramento digital que se faz
presente afeiçoando pessoas com domínio sobre as tecnologias digitais. Com toda
essa vastidão de avanços tecnológicos, as crianças estão cada vez mais
encantadas com tanto fascínio e prazeres que as tecnologias oferecem, podendo
auxiliar até em sua aprendizagem escolar. Dessa forma a presente pesquisa
objetivou analisar as contribuições das tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC) para o conhecimento e desenvolvimento das habilidades de
leitura e escrita. A estrutura do trabalho está organizada da seguinte forma: em um
primeiro momento abordaremos o letramento, fundamentado em: Soares
(2003;2011), Tfouni (2010). Em sequência, no segundo momento delimitamos a
leitura e escrita teoricamente baseada em: Lajolo; Zilberman (1982), Freire (1982).
No terceiro momento pautamos o letramento digital com fundamentos em: Aquino
(2003), Gilster (1997), Almeida (2007), Lévy (1999). No quarto momento escrevemos
sobre os gêneros digitais teorizados em: Marcuschi; Xavier (2005), Palfrey; Gasser
(2011), Shlobinski (2012), Martins (2001). Assim no quinto momento,
categoricamente falamos sobre a Era digital, a qual teve fundamentação teórica em:
Kenski (2007), e Palfrey; Gasser (2011). Vindo o sexto momento onde escrevemos
sobre tecnologias digitais, com suas bases teóricas em: Kenski (2007), e Castells
(1942). No sétimo momento abordamos as Tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDIC) na educação, fundamentada em: Fava (2012), Moran; Masetto;
Behrens (2004), Graciani (2014), e Freire (1996). Vindo o oitavo momento, o qual
expomos professores digitais, fundamentado em: Moran; Masetto; Behrens (2004),
Kenski (2007), e Palfrey; Gasser (2011). E em seguida o nono momento pautamos
aprendizes digitais com fundamentação teórica em: Moran; Masetto; Behrens
(2004), Kenski (2007), Prenky (2001), Palfrey; Gasser (2011), e Mattar (2010).
Metodologicamente a pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa que
segundo Minayo (2008), trabalha com o universo dos significados e dos motivos,
para tanto, foi realizado um estudo de caso que conforme Gil (1989) é caracterizado
pelo estudo profundo de um objeto, de maneira a permitir conhecimento amplo e
detalhado do mesmo. Para coleta de dados foram feitas entrevistas com os alunos
do 3º ano do fundamental I, de duas escolas públicas de Sapé – PB. Dessa forma,
será feita a análise dos dados coletados, contextualizando o campo de investigação
e fazendo a caracterização dos sujeitos investigados a partir das respostas dadas ao
instrumento utilizado. Como resultado da pesquisa, ficou evidenciado que as
tecnologias digitais contribuem para a aprendizagem dos discentes, concedendo
várias possibilidades favoráveis de aprender por meio delas, seja jogando, seja
fazendo buscas na internet, seja assistindo vídeos, seja nas redes sociais, de
diferentes maneiras esses sujeitos vem desenvolvendo seu letramento com o auxílio
das TIC´s.
Descrição:
LUNA, S. de B. Letramento digital: as contribuições das novas tecnologias nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas em Sapé/PB. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.