Resumo:
Estamos nitidamente cercados por diversas mudanças em todo o âmbito social, e
com isso temos um emergente avanço tecnológico. Deste modo, na educação nos
deparamos com os nativos, imigrantes, excluídos digitais e os seus diversos
entraves, tanto no que diz respeito aos docentes, quanto para os discentes, tendo
em vista as inovações tecnológicas que rapidamente se espalham à nossa volta.
Logo, as instituições educacionais não podem de maneira alguma ficar de fora
destas transformações. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa objetivou analisar
como o professor pode ressignificar sua prática pedagógica, fazendo uso das
novas ferramentas tecnológicas em sala de aula. E como esses docentes e alunos
estão enfrentando os anseios de serem nativos, imigrantes ou excluídos digitais.
Assim, num primeiro momento será contextualizado um breve histórico das Novas
Tecnologias na educação e a inserção destas no ensino superior, tendo como
base teórica Freire (1979), Libâneo (2007), Moran (2001) e Kenski (2007). Já num
segundo momento iremos refletir sobre a geração digital: nativos, imigrantes e
excluídos digitais, fundamentados em Palfrey e Gasser (2011), Prensky (2001) e
Lévy (1999). Em seguida discorreremos sobre o desafio da prática docente na sala
de aula, tendo como contribuição teórica, Mansetto (2009), Gadotti (2003),
Bertrand (1999), Pimenta (2002) e Morosini (2000). A metodologia da pesquisa foi
pautada numa abordagem qualitativa, tendo como modalidade, a pesquisa
participante, que se traduz como um envolvimento legítimo entre o pesquisador e o
objeto pesquisado (DEMO, 1981). No entanto, para a coleta de dados foram
aplicados questionários junto aos professores e alunos da Universidade Estadual
da Paraíba, Campus III, Guarabira/PB, de modo a identificar em suas práticas
pedagógicas de que forma enfrentam os anseios dos alunos nativos e excluídos
digitais, e como estes se percebem enquanto imigrantes digitais. Por conseguinte,
realizamos a análise dos dados coletados na pesquisa de campo, caracterizando
primeiramente o campo de pesquisa, seguidamente traçamos o perfil dos sujeitos
a partir das respostas dadas aos questionamentos. Sendo assim os resultados da
investigação nos remetem refletir cada vez mais sobre o uso destas tecnologias,
pois as mesmas podem contribuir grandemente para a aprendizagem, e para uma
prática pedagógica significativa quando utilizadas de forma correta no contexto
educacional. No entanto os resultados da pesquisa apontam para a limitação na
formação dos professores no que diz respeito ao uso das novas tecnologias em
sala de aula, e ainda mostram a grande quantidade de excluídos e imigrantes
digitais em meio a tantos jovens discentes.
Descrição:
XAVIER, L. A. R. Nativos, imigrantes e excluídos digitais: um estudo de caso na UEPB Guarabira/Campus III. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.