Resumo:
Este artigo visa analisar as práticas socioculturais e a noção de pertencimento enquanto descendentes
afro-brasileiras de meninas entre doze e dezesseis anos das comunidades “Cangote do Urubu” e “Rua
da Macumba” na cidade de Pilar-PB. O intuito é perceber a relação de pertencimento da identidade
negra enquanto exercício dos professores e professoras nos espaços escolares em meio as temáticas
multidisciplinares focadas para educação étnico-racial. Abordando a temática étnico racial no Projeto
Social Benjamim Monteiro da Silva: Construído Pilares para a Eternidade, vinculado ao Project
Compassion Brazil, percebeu-se a necessidade de desenvolvimento de metodologias e práticas
pedagógicas capazes de questionar e desmistificar determinados conceitos cristalizados por culturas
que foram sendo construídas enquanto “hegemônicas”. Ou seja, a partir dessa vivencia serão
apontadas discussões sobre o ensino e aprendizado da negritude enquanto formandos, educadores e
cidadãos; ligando o intuito de realizar em sala a capacidade crítica de ler e problematizar o mundo dos
educandos.
Descrição:
SILVA, V. dos S. Rua da Macumba e Cangote do Urubu: doses da pigmentocracia para meninas em Pilar-PB. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.