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Este trabalho possui de princípio a perspectiva de construção de uma
proposta de ensino do basquetebol na escola, através de um relato, tem como
objetivo narrar minhas experiências vividas na E.M.E.F.Senador Ruy Carneiro em
Sitio Barreiros de Cacimba de Dentro-PB, na turma do 7º ano, com uma quantidade
de 18 alunos, entre os dias 22 de abrila01 junho de 2017, com carga horário de 100
horas.No sentido de compreender o basquetebol como um esporte acessível,
necessitei de uma experimentação de atuação prática junto a uma escola pública
para, assim, constatar a viabilidade deste conteúdo. Neste sentido se desenvolveu
atividades atrativas e diferenciadas, onde gerarão curiosidades nos alunos. Inserir o
basquetebol na escola e incentivar os alunos a prática de atividades físicas, visando
melhorar o desempenho dos alunos na escola e aprendendo a ter disciplina e como
respeitar os seus professores e seus colegas, foi a proposta do componente
curricular do estágio I do PARFOR. Em 1891, o basquetebol foi criado na
Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachussets, nos Estados Unidos,
pelo professor canadense James Naismith. Ele já realizava outras modalidades com
os alunos, porém com pouco desinteresse destes, pela monotonia das aulas. Deste
modo, o professor James Naismith atendeu ao pedido do diretor do Instituto e
resolveu criar um jogo interessante e agradável, que pudesse ser praticado em
lugares fechados, devido ao rigoroso inverno, que atendesse um grande número de
pessoas praticando ao mesmo tempo, sem muito contado físico e com sentido
coletivo. O basquetebol é um esporte incrível para os alunos, desenvolve e começar
a ter o amor próprio, a autonomia para expor suas criatividades, ter decisões rápidas
e precisas, muita disciplina, e companheirismo, ajudando os alunos a trabalhar em
equipe e ter um autocontrole emocional tanto nos jogos quanto em situações
distintas. Esse esporte deve ser praticado, na educação das crianças e
adolescentes. Por isso o basquetebol dentro dessa cultura deve ser iniciado na
infância, para que assim, possamos trabalhar a inclusão e a cidadania, através
desse esporte.Usando como referência Estágio Curricular Supervisionado I em
Educação Física que aconteceu no período de 22 de abril a 01 de junho de 2017. No
horário vespertino. Esse período foi caracterizado por uma observação do ambiente
e de como ocorrem às rotinas das aulas. Tive a grande oportunidade de observar
durante duas semanas, onde aprendi muitas coisas, das quais poderei aplicar na
minha caminhada futuramente. Ao iniciar o Estágio Supervisiona I, me deparei com
um imenso problema onde os alunos não aceitavam o Basquetebol como uma
prática de aula de Educação Física. Fui desenvolvendo a curiosidades deles através
de atividades lúdicas e criativas, aonde ao mesmo tempo ia inserindo as regras do
Basquetebol, e aos pouco eles começaram a ter confiança em mim e no esporte. |
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