UEPB - Repositório Digital

O texto literário e a formação leitora dos alunos do ensino médio: uma análise a partir de atividade proposta no livro didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria de Fátima dos Santos
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:09:59Z
dc.date.available 2019-03-28T17:09:59Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19118
dc.description SILVA, M. de F. O texto literário e a formação leitora dos alunos do ensino médio: uma análise a partir de atividade proposta no livro didático. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo principal investigar se as atividades que envolvem o texto literário têm sido propostas no livro didático de português do ensino médio com o intuito de levar os alunos a desenvolverem o letramento literário. Dessa forma, iremos discorrer ao longo desse trabalho sobre a relevância da leitura, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social do ser humano. Abordaremos também, e de forma bem específica, sobre o papel do texto literário para a formação leitora dos alunos do ensino médio com a finalidade de pontuar o quanto esse tipo de leitura pode torná-los leitores autênticos, capazes de compreender, interpretar e associar o que lêem às suas experiências cotidianas. Para embasamento de tais discussões, iremos utilizar como aporte teórico autores como: Kleiman (2008), Lajolo (2000), Martins (2007), Soares (2010), Cosson (2014), Candido (2011) dentre outros. Tendo em vista que a nossa pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e, considerando o nosso principal objetivo apresentado anteriormente, traremos, por fim, uma análise feita em uma atividade que tem como base um dos poemas de Ferreira Gullar. A partir dessa análise foi possível verificar se o poema foi posto na atividade com o intuito de estimular o aluno a desenvolver uma leitura crítica/reflexiva do seu conteúdo temático, ou se foi colocado apenas como pretexto para se explorar outros elementos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O texto literário e a formação leitora dos alunos do ensino médio: uma análise a partir de atividade proposta no livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta