dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo principal investigar se as atividades que envolvem o
texto literário têm sido propostas no livro didático de português do ensino médio com
o intuito de levar os alunos a desenvolverem o letramento literário. Dessa forma,
iremos discorrer ao longo desse trabalho sobre a relevância da leitura, em seu aspecto
geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social do ser humano.
Abordaremos também, e de forma bem específica, sobre o papel do texto literário para
a formação leitora dos alunos do ensino médio com a finalidade de pontuar o quanto
esse tipo de leitura pode torná-los leitores autênticos, capazes de compreender,
interpretar e associar o que lêem às suas experiências cotidianas. Para embasamento
de tais discussões, iremos utilizar como aporte teórico autores como: Kleiman (2008),
Lajolo (2000), Martins (2007), Soares (2010), Cosson (2014), Candido (2011) dentre
outros. Tendo em vista que a nossa pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e,
considerando o nosso principal objetivo apresentado anteriormente, traremos, por fim,
uma análise feita em uma atividade que tem como base um dos poemas de Ferreira
Gullar. A partir dessa análise foi possível verificar se o poema foi posto na atividade
com o intuito de estimular o aluno a desenvolver uma leitura crítica/reflexiva do seu
conteúdo temático, ou se foi colocado apenas como pretexto para se explorar outros
elementos. |
pt_BR |