UEPB - Repositório Digital

O papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Michely Pereira de
dc.date.accessioned 2019-04-10T17:15:45Z
dc.date.available 2019-04-10T17:15:45Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.914 4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19150
dc.description LIMA, M. P. de. O papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos, uma vez que a presença de distúrbios de aprendizagem, em sala de aula, é cada vez mais visível. Nessa perspectiva reflito sobre a influência do professor nesse processo de construção da aprendizagem do aluno disléxico. São objetivos específicos deste trabalho: a) definir dislexia; b) evidenciar a importância de metodologias para o desenvolvimento de alunos disléxicos; c) apresentar a importância do papel do professor para o acompanhamento de alunos com dislexia. E para se chegar aos objetivos propostos foi adotada a abordagem de pesquisa bibliográfica. A abordagem bibliográfica torna- se importante por referenciar os estudos de materiais já publicadas sobre o tema. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de consulta a fontes, tais como livros, artigos, periódicos e sites. E tem como autores de estudo OLIVIER (2011 e 2013), FONSECA (2016), ROTTA e PEDROSO (2016), MOOJEN e FRANÇA (2016), SAVAGE (2015), dentre outros. Como resultados de pesquisa, evidencia-se a importância que a prática pedagógica representa nesse processo de construção educacional do disléxico, para que os educadores possam refletir seu papel enquanto direcionadores de intervenções adequadas as necessidades dos alunos na vida escolar, exaltando suas capacidades para melhor desenvolvê-las. Concluindo assim, que o professor tem uma importância significativa na aprendizagem dos disléxicos, pois é ele que mediará o ensino e aquisição da leitura e estará presente no dia a dia escolar destes alunos com dislexia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Débora Regina Fernandes Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title O papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta