dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no ensino e
aprendizagem de alunos disléxicos, uma vez que a presença de distúrbios de
aprendizagem, em sala de aula, é cada vez mais visível. Nessa perspectiva reflito
sobre a influência do professor nesse processo de construção da aprendizagem do
aluno disléxico. São objetivos específicos deste trabalho: a) definir dislexia; b)
evidenciar a importância de metodologias para o desenvolvimento de alunos
disléxicos; c) apresentar a importância do papel do professor para o
acompanhamento de alunos com dislexia. E para se chegar aos objetivos propostos
foi adotada a abordagem de pesquisa bibliográfica. A abordagem bibliográfica torna-
se importante por referenciar os estudos de materiais já publicadas sobre o tema.
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de consulta a fontes, tais como livros, artigos,
periódicos e sites. E tem como autores de estudo OLIVIER (2011 e 2013),
FONSECA (2016), ROTTA e PEDROSO (2016), MOOJEN e FRANÇA (2016),
SAVAGE (2015), dentre outros. Como resultados de pesquisa, evidencia-se a
importância que a prática pedagógica representa nesse processo de construção
educacional do disléxico, para que os educadores possam refletir seu papel
enquanto direcionadores de intervenções adequadas as necessidades dos alunos
na vida escolar, exaltando suas capacidades para melhor desenvolvê-las.
Concluindo assim, que o professor tem uma importância significativa na
aprendizagem dos disléxicos, pois é ele que mediará o ensino e aquisição da leitura
e estará presente no dia a dia escolar destes alunos com dislexia. |
pt_BR |