dc.description.abstract |
Esta pesquisa de caráter qualitativo, teve o objetivo de investigar a importância do
uso do brinquedo como recurso pedagógico na Educação Infantil por meio dos
blocos lógicos. Buscou-se identificar como utiliza-los dentro dos conceitos
geométricos para obtenção de conhecimentos dos anos iniciais do ensino infantil
(Nível IV), da rede Municipal de Educação da cidade de Lagoa d’Anta/RN. O
interesse pela temática se deu em razão das observações feitas durante o estágio,
pois percebeu-se que os jogos eram inseridos nas aulas, entretanto, com o intuito de
divertir ou distrair as crianças, sem ser considerado seu valor pedagógico. O
presente estudo teve como respaldo teórico as autoras: Paschoal e Machado (2009),
Souza (2014), Martins (2009), além do Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil (RCNEI) (1998), dentre outros. Esses autores cada um ao seu
modo, argumentam que o uso do brinquedo atua como um instrumento pedagógico
muito valioso, no sentido de estimular a concepção e a curiosidade da criança, além
de permitir um contato mais harmonioso com o educador, estabelecendo assim, uma
relação mais prazerosa com os objetos de estudo. |
pt_BR |