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O olhar do professor sobre o corpo e a corporeidade da criança negra no ambiente escolar

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dc.contributor.author Silva, Bárbara Barbosa da
dc.date.accessioned 2019-04-10T17:25:42Z
dc.date.available 2019-04-10T17:25:42Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 305.23
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19158
dc.description SILVA, B. B. da. O olhar do professor sobre o corpo e a corporeidade da criança negra no ambiente escolar. 2018. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo da história, os corpos dos negros foram invisibilizados. Isso começou no período escravista, quando seus corpos foram arrancados de suas raízes, e eles chegaram ao Brasil apenas com esse. Durante essa trajetória, foram tratados de forma cruel e desumana. No entanto, foi com esse mesmo corpo que resistiram, lutaram por liberdade e dignidade e instituíram valores e saberes que enriqueceram a cultura brasileira. A corporeidade é um desses valores que está voltado para a valorização do corpo como um espaço de expressão cultural e identitária. Entretanto, as dimensões corporais dos negros vêm sendo atacadas e inferiorizadas pelo racismo e pela discriminação que foram disseminadas na sociedade, que introjetou no negro tudo o que é negativo e ruim. Consequentemente, eles passaram a negar e a rejeitar as próprias características diacríticas. Esses atos se reproduzem no espaço escolar, em que se lida com a formação e o desenvolvimento humano, e onde a criança constrói sua identidade. E como é uma instituição social, seu papel é de tratar dessas questões que envolvem a sociedade. Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma a escola tem contribuído para construir uma imagem positiva do corpo e da corporeidade da criança negra, considerando essas dimensões essenciais na formação da identidade negra. Quanto aos objetivos específicos, consistiram em investigar como os professores compreendem e enxergam a corporeidade das crianças negras; verificar se o corpo docente desenvolve atividades e conteúdos que permitem o desenvolvimento da corporeidade como elemento de fortalecimento identitário; e constatar se a cultura afro-brasileira está presente no espaço escolar. O aporte teórico foi construído a partir das propostas de estudiosos como: Munanga (2006), Gomes (2006), Rodrigues (2012), Chiavenato (1980), Trindade (2013), Silva (2014), Chiavenato (1980), Andrade (2005), Rodrigues (2012), dentre outros, que realizaram estudos sobre essa temática. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, na seguinte tipologia: é uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados no campo objeto do estudo, onde ocorrem os fenômenos que são o alvo da pesquisa (ANDRADE, 2010); também se configura como um estudo de caso, uma vez que foi realizado em apenas uma instituição. Quanto aos instrumentos, procederam-se da seguinte forma: aplicação de questionário com 16 questões fechadas e abertas e uma entrevista semiestruturada para os sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados apontaram que a instituição escolar ainda não realiza trabalhos voltados para o desenvolvimento e a valorização do corpo e da corporeidade da criança negra, que, cotidianamente, é vítima de práticas racistas dentro do próprio ambiente escolar, o que resulta em isolamento e baixa autoestima, bem como ainda é evidente a existência de uma corporeidade silenciada e ignorada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Corporeidade pt_BR
dc.subject Criança negra pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.title O olhar do professor sobre o corpo e a corporeidade da criança negra no ambiente escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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