Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a relação da Matemática do dia-a-dia dos alunos com a Matemática que se aprende na escola, relacionando problemas matemáticos contextualizados com o cotidiano, visando aprimorar seus conhecimentos e fazendo com o que o aluno tenha mais interesse nas aulas de Matemática, levando-o a uma boa aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Cajazeirinhas-PB, com alunos do Ensino Médio. Teve como base da pesquisa o teste de sondagem, a qual foi entregue um questionário ao professor da turma e outro para os alunos, que diante as respostas do professor e dos alunos preparamos uma intervenção por meio de uma aula expositiva e dialogada com aplicação de uma atividade no final da aula, para saber se os alunos conseguiram assimilar o que foi explicado. A Pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. Diante o teste de sondagem, podemos constatar que alguns alunos não conseguem relacionar a Matemática com o seu cotidiano e as profissões. A partir desta pesquisa possibilitamos aos alunos uma aprendizagem a partir de uma intervenção, a qual os alunos mostraram interesse e motivados pela forma de como o conteúdo pode ser contextualizados com as profissões.
Descrição:
OLIVEIRA, A. S. Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.