Resumo:
O ensino lúdico é um excelente recurso que facilita a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança possibilitando uma melhor qualidade no ensino, onde os alunos aprendem brincando. A temática a ser trabalhada, foi a Matemática lúdica nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando demonstrar a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo, investigar como os professores do município de Santa Terezinha- PB dos anos finais do Ensino Fundamental, concebem o lúdico nas aulas de Matemática. Utilizou-se como procedimento metodológico, uma abordagem qualitativa tendo como instrumento de pesquisa um questionário, que foi aplicado aos docentes que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Diante da análise de dados, observou-se que os docentes compreendem a importância da ludicidade e estão abertos a integração do ensino lúdico com o currículo da escola, porém foram relatadas algumas dificuldades para que isso ocorra. A realidade do aluno teve uma grande mudança com o impacto da tecnologia, nessa perspectiva, também requer mudanças no processo de ensino. Docentes que seguem modelos tradicionais estão perdendo espaço no ambiente escolar, no entanto a ludicidade apresenta-se uma série de fatores que facilita aprendizagem fugindo da rotina habitual da escola, sendo aceita pela maioria dos alunos, porém, ainda continua sendo pouco explorada pelos docentes em sala de aula.
Descrição:
FERREIRA, E. M. S. As concepções do ensino lúdico por professores das séries finais do ensino fundamental na Cidade de Santa Terezinha - PB. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.