UEPB - Repositório Digital

Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Paiva, Riziany Oliveira Padilha de
dc.date.accessioned 2019-04-23T13:45:48Z
dc.date.available 2019-04-23T13:45:48Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 418
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19207
dc.description PAIVA, R. O. P. de. Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como foco principal discutir sobre o ensino de gramática nas perspectivas tradicional e reflexiva, e traz como objetivo geral investigar como os livros didáticos de português estão propondo o ensino de língua em suas atividades. Tal objetivo corresponde a principal inquietação que move todo o desenvolvimento desse trabalho: “De que forma os livros didáticos têm sugerido a abordagem gramatical? De forma ainda tradicional, ou de forma contextualizada e que estimule o aluno a refletir sobre o sistema linguístico?”. Para tanto, iremos discorrer sobre os tipos de gramática, bem como seus conceitos e apontar a diferença entre as abordagens normativa e de análise linguística, bem como as consequências de ambas para o ensino- aprendizagem da língua. Para embasamento das referidas discussões, recorremos às contribuições teóricas dos seguintes autores: Geraldi (2008), Travaglia (2009) e Bezerra & Reinaldo (2013), Antunes (2007; 2010); PCN (1998), dentre outros. Sendo de natureza qualitativa−interpretativista, nossa pesquisa trará ao final das discussões, uma análise feita a partir de duas atividades presentes em um livro didático direcionado ao 6º ano do ensino fundamental. A finalidade de tal análise foi identificar a que tendência de ensino (tradicional, conciliadora ou inovadora), essas atividades estão ligadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de gramática pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta