dc.contributor.author |
Paiva, Riziany Oliveira Padilha de |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-23T13:45:48Z |
|
dc.date.available |
2019-04-23T13:45:48Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 418 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19207 |
|
dc.description |
PAIVA, R. O. P. de. Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como foco principal discutir sobre o ensino de gramática nas
perspectivas tradicional e reflexiva, e traz como objetivo geral investigar como os livros
didáticos de português estão propondo o ensino de língua em suas atividades. Tal
objetivo corresponde a principal inquietação que move todo o desenvolvimento desse
trabalho: “De que forma os livros didáticos têm sugerido a abordagem gramatical? De
forma ainda tradicional, ou de forma contextualizada e que estimule o aluno a refletir
sobre o sistema linguístico?”. Para tanto, iremos discorrer sobre os tipos de gramática,
bem como seus conceitos e apontar a diferença entre as abordagens normativa e de
análise linguística, bem como as consequências de ambas para o ensino-
aprendizagem da língua. Para embasamento das referidas discussões, recorremos às
contribuições teóricas dos seguintes autores: Geraldi (2008), Travaglia (2009) e
Bezerra & Reinaldo (2013), Antunes (2007; 2010); PCN (1998), dentre outros. Sendo
de natureza qualitativa−interpretativista, nossa pesquisa trará ao final das discussões,
uma análise feita a partir de duas atividades presentes em um livro didático
direcionado ao 6º ano do ensino fundamental. A finalidade de tal análise foi identificar
a que tendência de ensino (tradicional, conciliadora ou inovadora), essas atividades
estão ligadas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Karla Valéria Araújo Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.title |
Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |