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Na literatura comparada podem ocorrer diferentes estudos voltados à análise acerca da obra
literária e seu diálogo com outras artes, como o cinema, uma de suas mais profícuas fontes de
comparação. Sabe-se que em sua jornada ao longo do tempo, o cinema utiliza-se da literatura
na maioria de suas narrativas para trazer à tona obras esquecidas por gerações ou outras muito
populares entre o público legende (sejam obras consideradas canônicas ou não), assim essas
duas artes estão em completa partilha de ideias. É então que se faz necessário um estudo sobre
como é recebido esses filmes, produtos do cinema, que são adaptações de romances, frutos da
literatura, usando dessa forma a Estética da recepção, uma linha de estudo da literatura
comparada, de acordo com as considerações de Costa (2011), Gomes (2005), Nascimento
(2013) e outros. O objetivo deste trabalho é analisar as obras As patricinhas de Beverly Hills
(1995) e Emma (1815), sob a perspectiva das três últimas teses formuladas por Hans Robert
Jauss (1994), o precursor da Estética da recepção. Dessa forma, mostrando que é de grande
relevância para o meio acadêmico e para a sociedade trabalhar a Estética da recepção tanto na
literatura quanto no cinema, pois para alguém que não teve contato com um determinado
livro, inicialmente, mas assistiu a uma de suas adaptações para o cinema, sente desejo de ler o
livro que inspirou o filme, para, a partir dele, formar opiniões sobre essas duas artes e o que
permeia entre elas. |
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