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A integração ensino-serviço propõe uma nova forma de pensar a formação. O papel do preceptor é fundamental, mediando o aprendizado do estudante a partir de vivências nos serviços. Foi objetivo desta pesquisa: Elaborar e aplicar um instrumento de avaliação do perfil de competências dos Cirurgiões Dentistas atuantes na Atenção Primária a Saúde do município de Campina Grande para o exercício da preceptoria. Estudo quantitativo, analítico, do tipo transversal, cuja técnica de pesquisa foi a de observação direta, através de questionários. O universo abrangeu todos os Cirurgiões Dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município independente de idade e sexo, que concordaram em participar da pesquisa mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, n= 43, com 2,27% de perda. Todas as análises foram feitas usando o software IBM SPSS Statistics versão 20.0, considerando intervalo de confiança de 95%. A maior parte assinalou que a integração ensino- serviço na formação do cirurgião-dentista é extremamente importante (n = 19; 44,2%). Uma parcela expressiva ainda não participou de formação para preceptores (n = 31; 72,1%), constatou-se associação estatisticamente significativa entre já ter participado de alguma formação e relato de sentir-se preparado para a função (p = 0,005). Foram relatadas dificuldades no processo de desenvolvimento da preceptoria (n = 32; 74,4%), destacando-se falta de programa de capacitação (n = 29; 67,4%). Os resultados apontam para a necessidade de processos formativos para os preceptores, que contribuam para uma reflexão consistente sobre o modelo de atenção à Saúde e formação de novos profissionais. |
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