Resumo:
Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de Extensão universitária, em Psicologia Escolar/Educacional, vinculado à Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba – PROEX-UEPB. As ações extensionistas, cujo foco foi à temática Bullying, foram realizadas em uma escola Pública Municipal da Cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência deste projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying a partir da utilização de diferentes intervenções e metodologias, tais como: jogos lúdicos; clipes musicais; vídeos; montagem de painel; rodas de conversa; contação e produção de histórias; figuras e técnicas de dinâmica grupal. Assim sendo, a partir da análise dos relatórios e dos diários de campo elaborados no decorrer do projeto, buscou-se tecer reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar atendido no projeto, tendo como base as ações extensionistas. Ao final, destacamos a importância da realização de um trabalho sistematizado de conscientização e sensibilização sobre as consequências do bullying com todos os agentes escolares, que também envolva a família e a comunidade, tendo em vista que que estas são respaldadas na lei anti-bullying.
Descrição:
GOMES, F. V. F. Promoção de espaços de conscientização e sensibilização sobre o bullying no Ensino Fundamental: Um relato de experiência. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.