Resumo:
O presente artigo tem em foco o objetivo de analisar a importância do ensino da história
regional e local para formação cidadã do aluno, apresentando como recurso metodológico a
inserção contextualizada. O objetivo atual de preparar os alunos para o ENEM tem
contribuído para que esse conteúdo seja negligenciado na composição dos currículos.
Destaca-se a participação do professor no processo de ensino dessa temática, já que,
atualmente, exige-se cada vez uma maior iniciativa deste para que seja trabalhado o regional e
o local nas aulas de história. A justificativa do tema reside na observância da negligência da
temática da história regional e local na composição dos currículos escolares em face da
influência interposta pela necessidade imposta ao ensino em função do ENEM. À vista disso,
busca-se sugerir como proposta de abordagem da temática pela via da contextualização dos
temas locais e próximos da realidade do aluno com os temas globais. Dessa forma, será
possível promover a percepção do aluno, através do conhecimento do particular, da sua
inclusão no processo histórico, reforçando o sentimento de pertencimento ao local em que
está inserido.
Descrição:
SOUZA FILHO, L. H. de. História local: a importância do ensino e construção da ideia de pertencimento. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.