dc.contributor.author |
Silva, Josilene Felinto da |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-08T11:11:40Z |
|
dc.date.available |
2019-05-08T11:11:40Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.868 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19285 |
|
dc.description |
SILVA, J. F. da. A inserção da cultura africana através da dança nas aulas de educação física. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo mostrar como pode-se introduzir a cultura africana
através da dança nas escolas por meio das aulas da disciplina de Educação Física.
Isso é possível diante da promulgação da Lei 10.639/03 que instituiu o ensino de
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira às disciplinas de História, Literatura e Arte.
Para que fosse possível realizar esse trabalho, buscamos arcabouço nos seguintes
teóricos: KUNZ (2004), CALE (2008), VERDERI (2009) e TOLOKA (2006). Na
metodologia nos aportamos de uma pesquisa qualitativa em um trabalho desenvolvido
com os alunos de uma escola pública. E como resultado constatamos a importância
de se introduzir a cultura africana e afro-brasileira através da dança na sala de aula,
mais precisamente nas aulas de Educação Física, uma vez que essa cultura faz parte
do processo de povoamento do Brasil buscando assim um maior entendimento sobre
o legado que a cultura africana nos deixou, diante de toda a pluralidade que forma o
Brasil, pois os negros deram a sua importante contribuição, que foi e é, até hoje, muito
relevante. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura negra |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10369/03 |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da cultura africana através da dança nas aulas de educação física |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |