UEPB - Repositório Digital

A interpretação de charges no processo de aquisição da leitura nos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo Filho, Expedito de
dc.date.accessioned 2019-05-08T11:13:30Z
dc.date.available 2019-05-08T11:13:30Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19286
dc.description ARAÚJO FILHO, E. de. A interpretação de charges no processo de aquisição da leitura nos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é discutir a importância da charge enquanto texto multimodal a ser explorado para auxiliar a melhoria dos níveis de compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental, abrangendo aspectos relativos ao ensino de leitura, concepção de gênero textual, definição e características da charge, enquanto gênero multimodal. Enquanto texto multimodal, a charge alia texto verbal e não verbal, exigindo do seu leitor, além da leitura de mundo, a leitura de imagens. Em vista disso, buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentar teoricamente o tema proposto e; por meio da pesquisa de campo, apresentar, na prática como é possível desenvolver uma ação pedagógica com charges, em sala de aula. Desenvolvendo as ideias de Flores (2002, 2004), Marcuschi (2002) e Lazoski e Marques (2014), foi introduzido o assunto leitura de charges em uma unidade didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joao Francelino da Silva, localizada na Rua Virgínio dos Prazeres, Conjunto Mutirão, no município de Guarabira – PB. Para a coleta de dados, utilizou-se as respostas obtidas na atividade aplicada aos discentes. Os resultados demonstram que os alunos fizeram uma leitura proficiente das charges apresentadas, inclusive, respondendo positivamente às habilidades requeridas na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil, relativas a localização de informações, inferência de informação implícita, identificação do tema e percepção dos efeitos de ironia e humor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.title A interpretação de charges no processo de aquisição da leitura nos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta