dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é discutir a importância da charge enquanto texto multimodal
a ser explorado para auxiliar a melhoria dos níveis de compreensão leitora de alunos
do Ensino Fundamental, abrangendo aspectos relativos ao ensino de leitura,
concepção de gênero textual, definição e características da charge, enquanto gênero
multimodal. Enquanto texto multimodal, a charge alia texto verbal e não verbal,
exigindo do seu leitor, além da leitura de mundo, a leitura de imagens. Em vista disso,
buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentar teoricamente o tema
proposto e; por meio da pesquisa de campo, apresentar, na prática como é possível
desenvolver uma ação pedagógica com charges, em sala de aula. Desenvolvendo as
ideias de Flores (2002, 2004), Marcuschi (2002) e Lazoski e Marques (2014), foi
introduzido o assunto leitura de charges em uma unidade didática na Escola Estadual
de Ensino Fundamental Joao Francelino da Silva, localizada na Rua Virgínio dos
Prazeres, Conjunto Mutirão, no município de Guarabira – PB. Para a coleta de dados,
utilizou-se as respostas obtidas na atividade aplicada aos discentes. Os resultados
demonstram que os alunos fizeram uma leitura proficiente das charges apresentadas,
inclusive, respondendo positivamente às habilidades requeridas na Avaliação
Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil, relativas a localização de
informações, inferência de informação implícita, identificação do tema e percepção
dos efeitos de ironia e humor. |
pt_BR |