Resumo:
O inglês se configura hoje, como um instrumento imprescindível para viabilizar as relações
pessoais e profissionais, nas mais diferentes esferas públicas e privadas. Por esta razão,
cresceu a necessidade de aprender e ensinar a língua inglesa. Nesse viés, a busca pela
licenciatura em inglês cresceu em virtude das necessidades/motivações socioculturais do
mundo globalizado. Se fez necessário conhecer as motivações que levaram os estudantes a
escolherem o curso de Letras - Inglês. Partimos do pressuposto de que cursar uma
licenciatura em língua estrangeira, nem sempre é uma escolha fácil e, após a escolha,
permanecer cursando é um teste de resistência para boa parte dos alunos (as). Assim,
algumas questões foram suscitadas: quais foram as motivações que levaram os alunos a
cursarem a licenciatura de língua inglesa, entre outras possibilidades. Nesta perspectiva,
buscou-se trazer algumas reflexões sobre as motivações dos alunos do curso de inglês a
escolherem a língua inglesa. Como suporte teórico, os estudos de Tornelli e Cristóvão
(2010), Ialago e Duran (2000), Silva (2000), Fischer (2011) Realizou a pesquisa de campo,
com 43 alunos do Curso de Licenciatura em Letras Língua Estrangeira Inglês, utilizou
questionário aplicado aos alunos, os quais foram escolhidos aleatoriamente, discentes dos
turnos da manhã e tarde, das turmas do 3º ao 8º período. E os resultados indicam que, de
modo geral, as motivações apresentadas pela literatura foram subjetivas como também de
aporte em relação a área de formação, mas sobressaíram-se, questões pessoais dos alunos.
Descrição:
SILVA, P. F. da. Análise das motivações de alunos do curso de Letras inglês Campus III da UEPB. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.