Resumo:
Tem como objetivo identificar os obstáculos apresentados por alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas envolvendo algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de São Bento-PB, numa turma do 6° ano, composta por 34 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram a partir do teste de sondagem. Na ocasião, foi aplicado um questionário estruturado ao professor da turma, além de entrevistas realizadas com dez alunos da turma-alvo e resolução de dez situações-problema de forma coletiva, divididas em dois momentos: resolução dos problemas do teste de sondagem e exploração de mais cinco novos problemas. A Investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. O trabalho discorre sobre a metodologia resolução de problemas a partir de autores como Polya (1995), Onuchic (1999), Onichic e Allevato (2011), Van de Walle (2009), entre outros. O presente estudo apresenta breves considerações sobre os processos ensino e aprendizagem das operações fundamentais, a considerar o que estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando ideias associadas às operações de Multiplicação e Divisão. Podemos constatar que a falta de compreensão do problema, a apresentação de uma resposta imediata sem refletir sobre ela, o não uso de estratégias para solucionar o problema e a não validação das respostas encontradas são alguns obstáculos apresentados pelos sujeitos da pesquisa ao resolver um problema. Revelou-se que a maioria não compreende as ideias das operações exploradas contidas nas situações-problema.
Descrição:
SANTOS, J. M. N. Obstáculos na resolução de problemas com ideias das operações de multiplicação e divisão. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.