Resumo:
Na Educação Infantil, tanto a leitura quanto a escrita precisam ser trabalhadas de
forma lúdica e prazerosa fazendo com que as crianças desde pequenas
compreendam a importância e a função social da leitura e da escrita. Este
trabalho teve como objetivo geral discutir estratégias metodológicas que
estimulam o desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Infantil. Como
objetivos específicos: analisar o conceito de consciência fonológica,
estabelecendo a diferença entre esta e a consciência fonêmica, além de conhecer
as orientações legais e acadêmicas para o trabalho pedagógico com a leitura e
escrita na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de
natureza teórica e empírica, apresentando relato de experiência pedagógica
desenvolvida com uma criança de pré-escola. Em linhas gerais observou-se a
importância de o professor reconhecer que há possibilidades de crianças menores
de seis anos ampliarem suas habilidades de uso da linguagem escrita nas
situações de seu cotidiano se estimuladas a vivenciarem situações diversificadas
de contato com a escrita. É relevante assim que o docente trabalhe com
atividades lúdicas que explorem, por exemplo, rimas e aliterações como músicas
populares e parlendas favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica
do educando.
Descrição:
GOMES, C. B. Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.