UEPB - Repositório Digital

Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Catarina Brilhante
dc.date.accessioned 2019-05-13T17:56:56Z
dc.date.available 2019-05-13T17:56:56Z
dc.date.issued 2015-07-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19306
dc.description GOMES, C. B. Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Na Educação Infantil, tanto a leitura quanto a escrita precisam ser trabalhadas de forma lúdica e prazerosa fazendo com que as crianças desde pequenas compreendam a importância e a função social da leitura e da escrita. Este trabalho teve como objetivo geral discutir estratégias metodológicas que estimulam o desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Infantil. Como objetivos específicos: analisar o conceito de consciência fonológica, estabelecendo a diferença entre esta e a consciência fonêmica, além de conhecer as orientações legais e acadêmicas para o trabalho pedagógico com a leitura e escrita na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de natureza teórica e empírica, apresentando relato de experiência pedagógica desenvolvida com uma criança de pré-escola. Em linhas gerais observou-se a importância de o professor reconhecer que há possibilidades de crianças menores de seis anos ampliarem suas habilidades de uso da linguagem escrita nas situações de seu cotidiano se estimuladas a vivenciarem situações diversificadas de contato com a escrita. É relevante assim que o docente trabalhe com atividades lúdicas que explorem, por exemplo, rimas e aliterações como músicas populares e parlendas favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica do educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campelo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Consciência fonológica pt_BR
dc.subject Treino fonológico pt_BR
dc.title Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta