Resumo:
Esse trabalho procura apresentar a importância do lúdico na Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo e o processo de socialização da criança. A infância é a idade das brincadeiras do contato com outro, momento de se desenvolver a cognição da criança e o processo de socialização das mesmas. Através da pratica realizada na sala de aula pode-se observar que as atividades lúdicas possibilitam à criança várias vantagens, para o processo de aprendizagem, tais como: tornar a aprendizagem mais atraente e interessante, pois a criança vai aprender a partir das brincadeiras realizadas com ela no espaço escolar. É através da brincadeira que a criança se liberta, socializa-se com os colegas, aprende a controlar a sua agressividade, a dividir, torna-se mais autônoma, supera seus medos, cria suas próprias estórias, enfim começa a desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e socialmente. Na brincadeira para a criança o que é mais importante é o brinquedo, o brincar, o valor material do jogo não está envolvido, por isso é fundamental que o professor saiba organizar espaços e brincadeiras que proporcionem satisfação e consequentemente aprendizagem. Porém, vale salientar que a criatividade e a iniciativa do professor são fundamentais para se trabalhar com o lúdico em sala de aula, para que o brinquedo e a brincadeira seja ela de que tipo for, esteja inserida no universo da criança tornando-a marcante e inesquecível ao mesmo tempo que tenha um conteúdo informativo e formativo nela.
Descrição:
DIAS, E. L. S. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.