UEPB - Repositório Digital

A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Expedita Lúcia Serafim
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:05:32Z
dc.date.available 2019-05-13T18:05:32Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.241
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19313
dc.description DIAS, E. L. S. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho procura apresentar a importância do lúdico na Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo e o processo de socialização da criança. A infância é a idade das brincadeiras do contato com outro, momento de se desenvolver a cognição da criança e o processo de socialização das mesmas. Através da pratica realizada na sala de aula pode-se observar que as atividades lúdicas possibilitam à criança várias vantagens, para o processo de aprendizagem, tais como: tornar a aprendizagem mais atraente e interessante, pois a criança vai aprender a partir das brincadeiras realizadas com ela no espaço escolar. É através da brincadeira que a criança se liberta, socializa-se com os colegas, aprende a controlar a sua agressividade, a dividir, torna-se mais autônoma, supera seus medos, cria suas próprias estórias, enfim começa a desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e socialmente. Na brincadeira para a criança o que é mais importante é o brinquedo, o brincar, o valor material do jogo não está envolvido, por isso é fundamental que o professor saiba organizar espaços e brincadeiras que proporcionem satisfação e consequentemente aprendizagem. Porém, vale salientar que a criatividade e a iniciativa do professor são fundamentais para se trabalhar com o lúdico em sala de aula, para que o brinquedo e a brincadeira seja ela de que tipo for, esteja inserida no universo da criança tornando-a marcante e inesquecível ao mesmo tempo que tenha um conteúdo informativo e formativo nela. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeira educativa pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Prazer de aprender pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta