dc.contributor.author |
Medeiros, Girlene Nóbrega de |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T18:12:41Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T18:12:41Z |
|
dc.date.issued |
2015-07-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 379 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19314 |
|
dc.description |
MEDEIROS, G. N. Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino regular
constitui o tema abordado neste trabalho monográfico, que objetiva refletir acerca da
inclusão educacional no processo ensino-aprendizagem. Adotou-se como
metodologia a pesquisa o estudo de caso, conforme Gil (2002) e foi baseado nas
reflexões de Mantoan (2006), Xavier (2002), Figueira (2011), entre outros. A
pesquisa revelou que o processo de inclusão tem como meta assegurar às pessoas
com deficiências uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo habilidades
de acordo com suas limitações. Evidenciou-se assim a importância da escola como
espaço no convívio social e do respeito à diversidade, bem como a relevância da
formação de profissionais de educação para garantir a aprendizagem a todos os
alunos com ou sem deficiências. Analisou-se ainda que esse processo pode ser
efetivo com professores bem formados, competentes e compromissados com uma
prática pedagógica de qualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |