Resumo:
O processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino regular
constitui o tema abordado neste trabalho monográfico, que objetiva refletir acerca da
inclusão educacional no processo ensino-aprendizagem. Adotou-se como
metodologia a pesquisa o estudo de caso, conforme Gil (2002) e foi baseado nas
reflexões de Mantoan (2006), Xavier (2002), Figueira (2011), entre outros. A
pesquisa revelou que o processo de inclusão tem como meta assegurar às pessoas
com deficiências uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo habilidades
de acordo com suas limitações. Evidenciou-se assim a importância da escola como
espaço no convívio social e do respeito à diversidade, bem como a relevância da
formação de profissionais de educação para garantir a aprendizagem a todos os
alunos com ou sem deficiências. Analisou-se ainda que esse processo pode ser
efetivo com professores bem formados, competentes e compromissados com uma
prática pedagógica de qualidade.
Descrição:
MEDEIROS, G. N. Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.