Resumo:
Dominar a leitura é uma necessidade cada vez mais forte na sociedade. Sabendo-se que a escola está diretamente associada à essa temática, percebe-se a necessidade de discutir e refletir a prática pedagógica acerca da Literatura Infantil, nesse sentido esse estudo procurou responder ao seguinte questionamento: Qual a função da literatura na Educação Infantil? O objetivo geral deste trabalho foi estudar a função da literatura na Educação Infantil. Os específicos foram: a) Conhecer as orientações dos PCNS sobre a literatura na Educação Infantil e b) Identificar os tipos de conteúdos trabalhados por meio da literatura na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa em que procurou-se compreender o papel da literatura na E.I. Possui uma natureza bibliográfica em que se procurou perceber a função da literatura infantil como elemento essencial no desenvolvimento sócio-educativo e cognitivo da criança envolvida no processo de ensino na Educação Infantil. Os principais autores que fundamentaram a discussão da temática foram Cadermatori (2010), Zilberman (1998) e documentos oficiais (BRASIL/RCNEI, 2002). Percebeu-se que as histórias infantis levam as crianças ao encantamento e divertimento, estimulando a imaginação, memória e atenção, desenvolve a sensibilidade e a inteligência e, ao mesmo tempo, aumenta o seu interesse e prazer pelos livros e leitura.
Descrição:
COSTA, J. Leitura infantil e aprendizagem. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.