UEPB - Repositório Digital

Leitura infantil e aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Josefa da
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:23:12Z
dc.date.available 2019-05-13T18:23:12Z
dc.date.issued 2014-08-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19318
dc.description COSTA, J. Leitura infantil e aprendizagem. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Dominar a leitura é uma necessidade cada vez mais forte na sociedade. Sabendo-se que a escola está diretamente associada à essa temática, percebe-se a necessidade de discutir e refletir a prática pedagógica acerca da Literatura Infantil, nesse sentido esse estudo procurou responder ao seguinte questionamento: Qual a função da literatura na Educação Infantil? O objetivo geral deste trabalho foi estudar a função da literatura na Educação Infantil. Os específicos foram: a) Conhecer as orientações dos PCNS sobre a literatura na Educação Infantil e b) Identificar os tipos de conteúdos trabalhados por meio da literatura na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa em que procurou-se compreender o papel da literatura na E.I. Possui uma natureza bibliográfica em que se procurou perceber a função da literatura infantil como elemento essencial no desenvolvimento sócio-educativo e cognitivo da criança envolvida no processo de ensino na Educação Infantil. Os principais autores que fundamentaram a discussão da temática foram Cadermatori (2010), Zilberman (1998) e documentos oficiais (BRASIL/RCNEI, 2002). Percebeu-se que as histórias infantis levam as crianças ao encantamento e divertimento, estimulando a imaginação, memória e atenção, desenvolve a sensibilidade e a inteligência e, ao mesmo tempo, aumenta o seu interesse e prazer pelos livros e leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura Infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title Leitura infantil e aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta