Resumo:
O presente trabalho, de caráter qualitativo, objetivou refletir sobre a importância e inserção do jogo simbólico nas escolas de Educação Básica. Para tanto, foram observadas atividades com duas turmas de crianças, sendo uma de 5 anos de idade, em uma escola de Educação Infantil e crianças de 6 anos de idade, em uma escola de Ensino Fundamental, duas unidades campo de estágio supervisionado e pesquisa, localizadas na cidade de Mãe D’Água-PB. A reflexão teórica foi baseada em algumas ideias de Jean Piaget (1994) e permitiu que fossem identificados vários tipos de jogos, bem como fases do desenvolvimento infantil e particularidades de acordo com as categorias indicada na teoria Piagetiana. Os resultados do estudo de caso aqui relatado indicaram que este tipo de jogo não tem espaço planejado nem garantido nas escolas investigadas, mesmo considerando a importância do jogo simbólico no processo de desenvolvimento da criança. Discutiu-se ainda as reais possibilidades do jogo simbólico para a aprendizagem, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.
Descrição:
MORAIS, L. C. R. D. Reflexões sobre a importância dos Jogos Simbólicos na Educação Básica. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.