UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre a importância dos Jogos Simbólicos na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Lina Célia Rodrigues Davi de
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:28:40Z
dc.date.available 2019-05-13T18:28:40Z
dc.date.issued 2015-07-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19323
dc.description MORAIS, L. C. R. D. Reflexões sobre a importância dos Jogos Simbólicos na Educação Básica. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, de caráter qualitativo, objetivou refletir sobre a importância e inserção do jogo simbólico nas escolas de Educação Básica. Para tanto, foram observadas atividades com duas turmas de crianças, sendo uma de 5 anos de idade, em uma escola de Educação Infantil e crianças de 6 anos de idade, em uma escola de Ensino Fundamental, duas unidades campo de estágio supervisionado e pesquisa, localizadas na cidade de Mãe D’Água-PB. A reflexão teórica foi baseada em algumas ideias de Jean Piaget (1994) e permitiu que fossem identificados vários tipos de jogos, bem como fases do desenvolvimento infantil e particularidades de acordo com as categorias indicada na teoria Piagetiana. Os resultados do estudo de caso aqui relatado indicaram que este tipo de jogo não tem espaço planejado nem garantido nas escolas investigadas, mesmo considerando a importância do jogo simbólico no processo de desenvolvimento da criança. Discutiu-se ainda as reais possibilidades do jogo simbólico para a aprendizagem, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo simbólico pt_BR
dc.subject Ensino Infantil pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Reflexões sobre a importância dos Jogos Simbólicos na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta