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O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão no que diz respeito ao
preconceito racial na educação infantil, o porquê acontece, e como a postura do
educador e da escola pode intervir diante de situações que promovam o racismo entre
crianças, como também repensar no papel da instituição na formação de identidades
através das relações étnicos - raciais. O texto foi construído em quatro capítulos: No
primeiro apresentamos as perspectivas introdutórias deste estudo; no segundo capítulo
"A infância: dos aspectos históricos ao contexto educacional"; no terceiro "A lei
10.639/03: Aplicabilidade na educação infantil" e no quarto capítulo "Metodologia:
pesquisa ação a partir da literatura infantil O Cabelo de Lelê da autora: Valéria Belém".
Para o embasamento teórico utilizamos como: Abromovich (2004), Andrade (2010),
Arboleya (2018), Ariés (2011), Bezerra (2016), Bulaty (2017), Brasil (1996 e 2004),
Careno (2015), Dallabona (2017), Kuhlmann (2015), Melo (2015), Mandaduruku
(2014), Priore (2008), Ramos (2008), Rivas (2018), Santana (2006), Santos (2016) e
Sarmento (2007). Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa
ação. Com esta pesquisa constatamos que as atitudes infantis envolvendo questões
raciais não se tratam de racismo, pois as crianças ainda estão em desenvolvimento. |
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