UEPB - Repositório Digital

Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nóbrega, Perpétua do Socorro Medeiros da
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:44:41Z
dc.date.available 2019-05-13T18:44:41Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19350
dc.description NÓBREGA, P. S. M. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico trata-se de uma abordagem realizada por meio de pesquisas bibliográfica e experiência pessoal de prática pedagógica com o tema: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental - algumas considerações sobre aprendizagem da leitura, tendo como objetivos analisar as dificuldades de leitura ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental e especificamente compreender o processo de aquisição da leitura e refletir sobre a prática pedagógica em leitura veiculada a escola. Sabemos da grande contribuição da leitura como pré-requisito para a melhoria da aprendizagem de conteúdos e da formação do aluno nos anos iniciais escolares e sobre sua importância do hábito de ler. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, buscou-se através de diversos textos, um apoio teórico para esta proposta de trabalho, refletindo sobre os diversos fatores que comprometem o processo de aprendizagem surgido no período de aquisição de leitura, observa-se que essas dificuldades estão mais presentes nos anos iniciais do ensino fundamental; outro fator importante a considerar é que não mais se pode pensar em um processo de alfabetização mecânico e alheio as vivências sociais, a leitura e a escrita são construções sociais utilizadas diariamente na comunicação humana, por isso, essas construções da leitura e da escrita precisam estar ligadas ao contexto social que cerca a vida da criança. Portanto, o educador cada vez mais necessita ser um pesquisador, um sujeito de aprendizagem que reflete sobre sua prática e que seja capaz de promover o desenvolvimento ou a construção de competências e habilidades, que valorize e incentive a leitura contribuindo para uma sociedade mais justa e com menos desigualdades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta