Resumo:
O presente artigo titulado “Cantigas de Roda: Um resgate a cultura popular”, traz algumas reflexões sobre a utilização da música através das cantigas de roda na aprendizagem dos alunos e a sua presença no universo musical das crianças, objetivando refletir a importância de se trabalhar cantigas de roda no processo de escolaridade no Ensino Fundamental. Assim sendo, têm-se como metodologia uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como instrumentos uma entrevista e atividades realizadas com os alunos do 2º,3º e 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma cantiga de roda. Procurou-se verificar as possíveis possibilidades de intervenção através desse trabalho de pesquisa para ajudar a professores de uma forma clara e precisa a necessidade de se trabalhar músicas dentro do ambiente escolar, acreditando que a mesma propicia uma amplitude de aspectos benéficos colaborando para a formação do indivíduo. Nesse contexto, foi perceptível que as cantigas de roda são de extrema importância para a expansão e perpetuação da cultura local. Através delas é possível não só conhecer os costumes, tradições, dentre outras manifestações culturais como também promover a interação, o respeito, desenvolver a coordenação motora e a sociabilidade da criança, por tanto, podem ser utilizadas como instrumentos de trabalho nos quais facilita-se a concentração e a codificação do conteúdo ministrado favorecendo assim o desenvolvimento emocional e educacional das crianças.
Descrição:
ALVES, M. S. Cantigas de roda: um resgate a cultura popular. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.