Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19352
Título: Cantigas de roda: um resgate a cultura popular
Autor(es): Alves, Maria do Socorro
Palavras-chave: Educação infantil
Cantiga de Roda
Cultura popular
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: O presente artigo titulado “Cantigas de Roda: Um resgate a cultura popular”, traz algumas reflexões sobre a utilização da música através das cantigas de roda na aprendizagem dos alunos e a sua presença no universo musical das crianças, objetivando refletir a importância de se trabalhar cantigas de roda no processo de escolaridade no Ensino Fundamental. Assim sendo, têm-se como metodologia uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como instrumentos uma entrevista e atividades realizadas com os alunos do 2º,3º e 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma cantiga de roda. Procurou-se verificar as possíveis possibilidades de intervenção através desse trabalho de pesquisa para ajudar a professores de uma forma clara e precisa a necessidade de se trabalhar músicas dentro do ambiente escolar, acreditando que a mesma propicia uma amplitude de aspectos benéficos colaborando para a formação do indivíduo. Nesse contexto, foi perceptível que as cantigas de roda são de extrema importância para a expansão e perpetuação da cultura local. Através delas é possível não só conhecer os costumes, tradições, dentre outras manifestações culturais como também promover a interação, o respeito, desenvolver a coordenação motora e a sociabilidade da criança, por tanto, podem ser utilizadas como instrumentos de trabalho nos quais facilita-se a concentração e a codificação do conteúdo ministrado favorecendo assim o desenvolvimento emocional e educacional das crianças.
Descrição: ALVES, M. S. Cantigas de roda: um resgate a cultura popular. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19352
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Alves.pdf4.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.