Resumo:
O presente artigo realizou uma reflexão a cerca das propostas na condução do ensino
Geografia na Educação Infantil, auxiliando no bom desenvolvimento integral da criança,
considerando a importância do sujeito de localizar-se no tempo e no espaço em que vive,
tornando-se alguém participativo da sociedade desde sua infância. Tendo em vista que a
criança necessita entender a noção de lugar para compreender o local em que se vive,
possibilitando assim o desenvolvimento de um processo de aprendizagem em que o espaço é
o resultado das ações das pessoas com relação ao meio, e que devemos aprender a disciplina
de Geografia desde a infância, para torna-lá importante na formação cidadã. Da mesma forma
levanta questões onde o professor de geografia na Educação Infantil precisa ter a consciência
de trabalhar com a criança o tempo social, pois a mesma precisa compreender seu espaço, que
fatos não acontecem com as pessoas, animais e objetos permanecendo parados e, sim, com
processos contínuos de ação determinada pela sociedade, ressalta também os métodos
didáticos trabalhados em sala de aula e a importância de utilizar recursos para transformar a
aula de Geográfia um momento lúdico e prazeroso. O procedimento metodológico utilizado
foi uma pesquisa bibliográfica, tomando referência de alguns autores como Cavalcanti (1998),
Keacher (2006), Oliveira (2006), Libâneo (2007) dentre outros.
Descrição:
REGIS, C. T. G. Geografia escolar: reflexões sobre a condução da geografia na educação infantil. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.