UEPB - Repositório Digital

Geografia escolar: reflexões sobre a condução da geografia na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Regis, Cristina Taís Gomes
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:47:52Z
dc.date.available 2019-05-13T18:47:52Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19356
dc.description REGIS, C. T. G. Geografia escolar: reflexões sobre a condução da geografia na educação infantil. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo realizou uma reflexão a cerca das propostas na condução do ensino Geografia na Educação Infantil, auxiliando no bom desenvolvimento integral da criança, considerando a importância do sujeito de localizar-se no tempo e no espaço em que vive, tornando-se alguém participativo da sociedade desde sua infância. Tendo em vista que a criança necessita entender a noção de lugar para compreender o local em que se vive, possibilitando assim o desenvolvimento de um processo de aprendizagem em que o espaço é o resultado das ações das pessoas com relação ao meio, e que devemos aprender a disciplina de Geografia desde a infância, para torna-lá importante na formação cidadã. Da mesma forma levanta questões onde o professor de geografia na Educação Infantil precisa ter a consciência de trabalhar com a criança o tempo social, pois a mesma precisa compreender seu espaço, que fatos não acontecem com as pessoas, animais e objetos permanecendo parados e, sim, com processos contínuos de ação determinada pela sociedade, ressalta também os métodos didáticos trabalhados em sala de aula e a importância de utilizar recursos para transformar a aula de Geográfia um momento lúdico e prazeroso. O procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, tomando referência de alguns autores como Cavalcanti (1998), Keacher (2006), Oliveira (2006), Libâneo (2007) dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leandro Paiva do Monte Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Métodos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Geografia escolar: reflexões sobre a condução da geografia na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta