Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os aspectos religiosos
cristãos presentes na última obra da saga Harry Potter, de autoria de Joanne
Kathleen Rowling, intitulada Harry Potter e as Relíquias da Morte (2015), na qual,
em paralelo ao fenômeno linguístico da intertextualidade, elucidamos as
características da religião cristã que são evidenciadas na última obra da épica saga.
Propomos, inicialmente, uma apresentação histórica da literatura infantojuvenil e
uma abordagem do fenômeno da intertextualidade, em seguida, exploramos as
vertentes cristãs que circundam a saga como um todo, e por fim, fazemos um
aprofundamento da última obra da saga, corpus deste trabalho, estabelecendo os
processos intertextuais religiosos bíblico-cristãos trabalhados pela autora na sua
escrita. Como parte do processo metodológico, adotamos um caráter exploratório e
comparativo, sob o referencial teórico de Julia Kristeva (apud CORRALES, 2010; e
SILVA, 2003), e de Teresa Cristina dos Santos Akil de Oliveira (2010), em que
abrangemos o conceito de intertextualidade; os estudos acerca da literatura infantil
de Lígia Cadermatori (2006), de José Nicolau Gregorin Filho (2009) e de Nelly
Novaes Coelho (2000) e, sobretudo, os recentes estudos de Teresa Colomer (2017)
acerca do processo histórico e da formação da literatura infantojuvenil e as
especificidades deste gênero literário na atualidade. Buscamos ainda as análises de
Douglas Pereira e Silva (2015), acerca da relação entre literatura e religião, e de
João Fernando de Castro Gonçalves dos Santos (2015) sobre a religião cristã em
Harry Potter. Deste modo, percebemos que a autora da saga Harry Potter, J. K.
Rowling, a partir do fenômeno linguístico da intertextualidade, tratou de aspectos
religiosos bíblico-cristãos ao longo de toda a saga, com uma maior evidência na
última obra.
Descrição:
SOARES, L. da C. Literatura e Cristianismo: uma análise de Harry Potter e as relíquias da morte. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.