UEPB - Repositório Digital

Relato de Experiência: Planejamento e organização de duas sequências didáticas para prevenção de doenças causadas por arbovírus

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Deysielly de Lima
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:52:17Z
dc.date.available 2019-05-13T18:52:17Z
dc.date.issued 2017-11-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19366
dc.description D. de L. Relato de Experiência: Planejamento e organização de duas sequências didáticas para prevenção de doenças causadas por arbovírus. 2017. 154f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O planejamento é um instrumento que ajuda a prática pedagógica docente facilitando a organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. Ao projetar uma sequência didática, o estagiário reflete sobre os objetivos do ensino e as ações que devem ser realizadas para que tal fim seja alcançado. Neste relato de experiência didática, nosso objetivo foi descrever e refletir sobre o processo de planejamento de sequência didática criada para promover ações de prevenção de doenças causadas por arbovírus, como a dengue, zika e chikungunya. As atividades foram aplicadas durante os Estágios Supervisionados I e II, ao longo de 2016, numa escola integral da cidade de Campina Grande, PB, nas turmas do ensino médio. Os métodos são próprios da pesquisa qualitativa, tendo cunho descritivo, baseado em observações; construção e evolução do arcabouço ideológico; preparação das atividades; produção dos scripts; aplicação das aulas, prática pedagógica e reflexões didáticas. Os resultados mostram que a preparação do educador com foco no planejamento é fundamental para haja melhora na qualidade do ensino na Educação Básica. Aprender os passos necessários da preparação, como a forma de atuar em sala de aula, são essenciais para a formação docente. Além disso, as estratégias utilizadas, como a redação de “scripts”, contribuíram para reflexão sistematizada sobre a prática, aperfeiçoando as competências do estagiário para realizar problematização, contextualização e experimentação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Arboviroses pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Planejamento didático pt_BR
dc.title Relato de Experiência: Planejamento e organização de duas sequências didáticas para prevenção de doenças causadas por arbovírus pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta