Resumo:
Um problema relevante no Ensino de Ciências Naturais (ECN), que ainda é muito comum em escolas do país é a prática da aplicação de exercícios e questionários repetitivos que está presente como memorização de conceitos com respostas únicas. Existem inúmeras práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas e aplicadas pelo docente. A sequência didática (SD) é uma ferramenta de estratégia que possibilita ao docente a organização do trabalho pedagógico, que desenvolve o crescimento em conceitos a serem aplicados em sala de aula, esta conduz o discente a uma reflexão a cerca do conteúdo proposto e espera que os conhecimentos alcançados sejam aplicados não apenas em aula, mas para a vida dos discentes. O objetivo deste trabalho é propor uma SD para que o docente tenha a oportunidade de trabalhar o tema zoologia dos vertebrados, possibilitando a inovação, a criatividade e o enriquecimento de suas aulas no processo ensino-aprendizagem e oferecer ao educando meios para que desenvolva seus conhecimentos, gerando uma mudança de conceitos e de atitudes. A sequência foi organizada em seis momentos, onde os cinco primeiros momentos (ocupando duas horas-aula cada) serão desenvolvidos as atividades aqui propostas. No sexto momento (quatro horas-aula) propõe-se uma gincana educativa, com o intuito de revisar todo o conteúdo que foi ministrado nos momentos anteriores. Acredita-se que a partir da realização da SD, seja possível a inovação no âmbito escolar, tornando as aulas mais atrativas e consequentemente, potencializando a aprendizagem, visto que não depende apenas do docente, mas também dos educandos, que por meio de estratégias de ensino planejadas refletem e buscam soluções em conjunto.
Descrição:
RIBEIRO, G. M. Estudo dos animais vertebrados em sequência didática: Uma proposta para o Ensino Fundamental. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.