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O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um dos meios alternativos para ensinar e aprender Matemática. O seu uso nas práticas pedagógicas do professor de matemática exige-se mudanças de concepções, entendendo que aprender essa disciplina vai além da memorização e aplicação de fórmulas, e ensiná-la não diz respeito apenas à exposição dos conteúdos. Assim, esta produção científica tem por objetivo analisar a concepção que os graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Patos, têm do Laboratório de Ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo de pesquisa descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 11 (onze) alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus de Patos, os quais cursaram, no 6º período (2016.1), a Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática nos turnos diurno e noturno. Detivemo-nos nas discussões sobre Laboratório de Ensino de Matemática (LEM ) e Materiais Didáticos (MD) respaldados em pesquisadores como Lopes e Araújo (2007), Lorenzato (2006), Oliveira e Zaidan (2016), Sarmento (2010), Ferreira et al. (2010), Silva, Cunha e Silva (2013), Günther (2016) e Gerhardt e Silveira (2009), dentre outros. Os dados obtidos permitem chegar ao entendimento de que a disciplina é concebida como indispensável na graduação, pois a mesma contribuiu para ampliação do conceito de LEM apresentados pelos licenciandos. Os depoimentos também revelam que, embora as aulas da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática tenha possibilitado uma formação na qual o uso e confecções de materiais didáticos foram momentos fundamentais, os graduandos são cientes de que é necessário buscar aprender a manusear novos materiais didáticos e refletir sobre o uso do LEM nas aulas de Matemática da Educação Básica, por meio de formação contínua. |
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