dc.contributor.author |
Silva, Valdomiro Francisco da |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T21:19:20Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T21:19:20Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-13 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19389 |
|
dc.description |
SILVA, V. F Os jogos e as operações com números inteiros: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As operações com números são conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos, uma vez que as relações de sinais que ocorrem em suas operações não são compreensíveis pelos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, a presente monografia tem como objetivo investigar o uso de jogos matemáticos para compreensão das operações com números por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ocorreu em uma escola pública estadual da cidade de São Mamede, PB, numa turma do 7º ano, composta por 21 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram por meio de três etapas: apresentação e discussão sobre aspectos históricos dos números inteiros; aplicação de quatros jogos matemáticos nos quais as operações com números inteiros foram trabalhadas; e aplicação de um questionário aos sujeitos da pesquisa. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa pedagógica. O trabalho discorre sobre a metodologia dos jogos matemáticos com números inteiros a partir de autores como Grando (2000), Borin (2007), Smole (2007), Barbosa e Carvalho (2010) entre outros. Apresenta breves considerações sobre os processos ensino e aprendizagem dos números inteiros, a considerar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Podemos constatar que o uso de jogos matemáticos contribuem para os alunos compreender as operações com números inteiros, potencializando também os processo de ensino, servindo como recursos didáticos, quando utilizados com fins pedagógico. Constatamos também que os discentes apresentaram mais dificuldades nas operações de multiplicação e divisão, mas a partir das situações desafiadoras com os jogos trabalhados essas dificuldades foram sendo amenizadas. Ressalta, por fim, que o trabalho com jogos vislumbra uma aprendizagem significativa, pois provoca o pensamento e o fazer matemático dos discentes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Júlio Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Números Inteiros |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Significativa |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos e as operações com números inteiros: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |