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O presente estudo surgiu a partir de questionamentos de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estão resolvendo problemas de Geometria, especificamente os relacionados as grandezas geométricas perímetro e área. Assim, tem como objetivo geral analisar a compreensão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas envolvendo as grandezas geométricas, perímetro e área. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Patos/PB, numa turma do 8° ano composta por 34 alunos. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica, abordando estratégias para a Resolução de Problemas, destacando as etapas segundo Polya (1995). O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por algumas etapas: aplicação do teste de sondagem com cinco situações-problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área; análise das repostas oferecidas pelos alunos ao teste de sondagem; e resolução, de forma coletiva, das cinco situações-problemas do teste de sondagem. O trabalho discorre sobre a metodologia Resolução de Problemas a partir de autores como Polya (1995), Onuchic (1999), Araújo (2010), Dante (1988), Rodrigues e Magalhães (2011), entre outros. Apresenta, também, algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem de Geometria, considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática (PCN). Foi constatado que muitos alunos estão preocupados em encontrar uma resposta para o problema, mas não estão dispostos a resolvê-lo, ou pelo menos encontrar uma resposta coerente; querem oferecer uma resposta, sem refletir sobre. Evidencia-se também que, a maioria dos sujeitos da pesquisa não sabe diferenciar as grandezas geométricas área e perímetro, o que contribui para a não solução das situações- problemas de forma adequada. |
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