UEPB - Repositório Digital

Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais Filho, Francisco Marcelino de
dc.date.accessioned 2019-05-13T21:20:56Z
dc.date.available 2019-05-13T21:20:56Z
dc.date.issued 2017-12-12
dc.identifier.other 21. ed. CDD 516.06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19390
dc.description MORAIS FILHO, F. M. Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo surgiu a partir de questionamentos de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estão resolvendo problemas de Geometria, especificamente os relacionados as grandezas geométricas perímetro e área. Assim, tem como objetivo geral analisar a compreensão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas envolvendo as grandezas geométricas, perímetro e área. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Patos/PB, numa turma do 8° ano composta por 34 alunos. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica, abordando estratégias para a Resolução de Problemas, destacando as etapas segundo Polya (1995). O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por algumas etapas: aplicação do teste de sondagem com cinco situações-problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área; análise das repostas oferecidas pelos alunos ao teste de sondagem; e resolução, de forma coletiva, das cinco situações-problemas do teste de sondagem. O trabalho discorre sobre a metodologia Resolução de Problemas a partir de autores como Polya (1995), Onuchic (1999), Araújo (2010), Dante (1988), Rodrigues e Magalhães (2011), entre outros. Apresenta, também, algumas considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem de Geometria, considerando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática (PCN). Foi constatado que muitos alunos estão preocupados em encontrar uma resposta para o problema, mas não estão dispostos a resolvê-lo, ou pelo menos encontrar uma resposta coerente; querem oferecer uma resposta, sem refletir sobre. Evidencia-se também que, a maioria dos sujeitos da pesquisa não sabe diferenciar as grandezas geométricas área e perímetro, o que contribui para a não solução das situações- problemas de forma adequada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Perímetro pt_BR
dc.subject Área pt_BR
dc.subject Problema matemático pt_BR
dc.title Dificuldades na resolução de problemas envolvendo as grandezas geométricas perímetro e área pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta