UEPB - Repositório Digital

Perspectivas discentes sobre o reforço escolar em Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Neto, Acilon Antônio da
dc.date.accessioned 2019-05-13T21:31:53Z
dc.date.available 2019-05-13T21:31:53Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19391
dc.description SILVA NETO, A. A. Perspectivas discentes sobre o reforço escolar em Matemática. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract São vários meios que os alunos procuram para aprender Matemática e melhorar seu desempenho em sala de aula. O Reforço Escolar de Matemática é um dos caminhos que muitos alunos buscam para que seu aprendizado melhore, consequentemente, ocorra sua promoção. Tendo em vista que os alunos de diferentes níveis da Educação Básica buscam reforço em Matemática, o presente trabalho monográfico tem por objetivo identificar as perspectivas que os alunos do 1° ano do Ensino Médio apresentam sobre o Reforço Escolar em Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado contendo 12 (doze) questões com perguntas abertas e fechadas simultaneamente, a 15 (quinze) alunos discentes do 1º ano médio, os quais frequentam o reforço escolar de Matemática. O respaldo teórico, deste estudo, está pautado nas discussões de Freire (1996), Roberto Giancaterino (2009), Libâneo (1994), Polato (2009), Rodrigues (2005), Tavares (2011) dentre outro as quais discutem sobre o processo de aprender em Matemática, e as implicações do Reforço Escolar para as aulas de Matemática. As recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e orientações de documentos e propostas oficiais que regem a Educação Básica contribuíram na fundamentação deste estudo. De acordo com os dados coletados, os sujeitos da pesquisa relatam a importância das aulas de reforço, bem como demonstram que é alternativa que buscam para o auxílio na construção da aprendizagem matemática. Evidencia-se, também, que as aulas de reforço podem mudar as concepções, dos alunos sujeitos da pesquisa, sobre o que é aprender e estudar Matemática, pois os mesmos afirmam que se sentem motivados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Reforço escolar pt_BR
dc.title Perspectivas discentes sobre o reforço escolar em Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta