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São vários meios que os alunos procuram para aprender Matemática e melhorar seu desempenho em sala de aula. O Reforço Escolar de Matemática é um dos caminhos que muitos alunos buscam para que seu aprendizado melhore, consequentemente, ocorra sua promoção. Tendo em vista que os alunos de diferentes níveis da Educação Básica buscam reforço em Matemática, o presente trabalho monográfico tem por objetivo identificar as perspectivas que os alunos do 1° ano do Ensino Médio apresentam sobre o Reforço Escolar em Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado contendo 12 (doze) questões com perguntas abertas e fechadas simultaneamente, a 15 (quinze) alunos discentes do 1º ano médio, os quais frequentam o reforço escolar de Matemática. O respaldo teórico, deste estudo, está pautado nas discussões de Freire (1996), Roberto Giancaterino (2009), Libâneo (1994), Polato (2009), Rodrigues (2005), Tavares (2011) dentre outro as quais discutem sobre o processo de aprender em Matemática, e as implicações do Reforço Escolar para as aulas de Matemática. As recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e orientações de documentos e propostas oficiais que regem a Educação Básica contribuíram na fundamentação deste estudo. De acordo com os dados coletados, os sujeitos da pesquisa relatam a importância das aulas de reforço, bem como demonstram que é alternativa que buscam para o auxílio na construção da aprendizagem matemática. Evidencia-se, também, que as aulas de reforço podem mudar as concepções, dos alunos sujeitos da pesquisa, sobre o que é aprender e estudar Matemática, pois os mesmos afirmam que se sentem motivados. |
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