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As influências da Estatística em questões de domínio social vêm crescendo a cada dia. Por essa razão, as metodologias usadas para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da Estatística precisam ser cada dia mais frequentes em sala de aula, oportunizando o desenvolvimento de competências estatísticas. Neste sentido, a presente monografia objetiva investigar, a partir de uma Sequência de Ensino, o desenvolvimento do letramento estatístico e sua influência na percepção de licenciandos em Matemática no trabalho com conceitos estatísticos em sala de aula. A pesquisa ocorreu na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII, localizada na cidade de Patos - PB, com iniciação de 22 estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática desta referida instituição. Os estudantes são discentes dos 7º e 9º períodos de graduação do ano letivo 2018.1. O levantamento, a análise e a descrição dos dados se deram por meio de uma sequência de ensino (SE) denominada de Planeta Luz, estabelecida por Silva e Kataoka (2010) e por dois grupos focais. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa na modalidade pedagógica. Teoricamente, o trabalho está pautado em reflexões de pesquisadores como Cazorla (2002), Gal (2002), Silva (2007) e tantos outros, que apontam a importância dos estudantes desenvolverem competências estatísticas. Evidenciamos que o trabalho com SE pode, influenciar concepções a respeito do trabalho com Estatística em sala de aula, além de ser uma alternativa didática para que os conceitos estatísticos sejam aprendidos com significados. Concluímos, também, que se faz necessário à intensificação de uma formação inicial do professor de Matemática com práticas pedagógicas que, além da fundamentação teórica sobre Letramento Estatístico, apresente possibilidades de trabalhos práticos para que os futuros profissionais vivenciem uma formação sólida. |
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