UEPB - Repositório Digital

História da Matemática em sala de aula: o que propõem os livros didáticos e como é concebida pelos professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Francisco Felipe Ramos
dc.date.accessioned 2019-05-16T12:06:36Z
dc.date.available 2019-05-16T12:06:36Z
dc.date.issued 2018-11-28
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19402
dc.description SANTANA, F. F. R. História da Matemática em sala de aula: o que propõem os livros didáticos e como é concebida pelos professores. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Na contemporaneidade há várias tendências em Educação Matemática, as quais são consideradas meios para aprender e ensinar Matemática. Dentre essas tendências, a História da Matemática, tem potencializado a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio da associação entre História e Matemática, quando é abordada numa perspectiva pedagógica. Assim, o presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a História da Matemática nas práticas pedagógicas de professores de Matemática e sua abordagem em livros didáticos do Ensino Fundamental. Para operacionalização da pesquisa foi analisada uma coleção de livros didáticos de Matemática, de uma escola pública municipal da cidade de Patos, Paraíba, aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2017-2019, e aplicação de um questionário estruturado aos professores de Matemática do Ensino Fundamental da referida escola, totalizando duas docentes, sujeitos da pesquisa. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa na modalidade descritiva. Teoricamente, o trabalho está pautado em reflexões de pesquisadores como Miguel (1997), D’ambrosio (2007), Lopes e Alves (2014) Dias (2016) e tantos outros, que apontam a importância de trabalhar com a História da Matemática, interdisciplinaridade e contextualização nas aulas de Matemática. Considera as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática (PCN) e as orientações dos Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Evidenciamos, portanto, que o trabalho com a História da Matemática numa perspectiva pedagógica e da associação entre História e Matemática ainda precisa de fundamentos metodológicos que auxiliem os professores de Matemática em suas práticas, pois a coleção dos livros didáticos analisados e os discursos dos professores pesquisados explicitam a carência de um trabalho pedagógico mais consistente com História da Matemática, a possibilitar estratégias para o professor ensinar e novos meios para o aluno aprender, sempre com vistas à aprendizagem em Matemática com significados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.title História da Matemática em sala de aula: o que propõem os livros didáticos e como é concebida pelos professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta