UEPB - Repositório Digital

O ensino das variações linguísticas no livro didático de português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nicolau, Luana Raquel Fernandes
dc.date.accessioned 2019-05-20T14:56:04Z
dc.date.available 2019-05-20T14:56:04Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19414
dc.description NICOLAU, L. R. F. O ensino das variações linguísticas no livro didático de português. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a importância de se levar para a sala de aula discussões que visem tratar a variação como algo natural e dinâmico da língua e não como erro ou desvio, o presente artigo tem como principal objetivo investigar como os livros didáticos de português (LDP) tem proposto o ensino das variações linguísticas na sala de aula. Para tanto, iremos, ao longo deste artigo, pontuar o quanto se faz necessário instigar o aluno a conhecer as transformações e origem da língua nativa, de forma que ele passe a compreender de forma consciente que as variantes diversas que fazem parte da linguagem humana, são consequência do caráter heterogêneo que a língua apresenta. Outro ponto que será aqui destacado, é o fato de existir entre os alunos uma visão preconceituosa a respeito das variações, decorrente da concepção equivocada do certo e do errado pregado tanto na sociedade quanto na escola. Tal preconceito tem sido considerado reflexo de uma visão normativa da gramática tradicional. E, para embasamento de tais discussões, recorremos aos seguintes autores: Bagno (1999; 2007; 2013), Cunha & Tavares (2016), Faraco (2008), PCN (1998); Bortoni- Ricardo (2004); entre outros. A fim de cumprimos o objetivo geral do nosso trabalho, e por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo- interpretativista, iremos trazer ao final, uma análise de um “boxe” inserido na parte inicial de capítulo de um LDP organizado para o triênio 2018-2019-2010. Tal análise teve como intuito investigar e discutir a perspectiva adotada pelo livro no que diz respeito ao estudo da variação linguística no contexto do ensino médio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O ensino das variações linguísticas no livro didático de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta