Resumo:
O ensino das ciências humanas observadas na história deve ser considerado com
seriedade na fase da educação escolar devido a sua força em educar cidadãos
cônscios de seu papel social no lugar a qual vive e estabelece ligações. Cabe ao
professor articular a metodologia correta para conseguir fazer o aluno interagir de
modo correto com o meio a sua volta e saber interpretá-lo. De fato, a escola precisa
preparar os alunos para a vida em sociedade, e, o que se ensina através das
disciplinas de história pode ajudá-los a ver o mundo em suas diversas facetas de
modo que os entenda sob um olhar autônomo e critico. Para isso, faz-se útil a
construção de um ambiente mais humanizado a fim de fixarmos as devidas
associações ao desenvolvimento da criança. O presente trabalho utilizou da
metodologia de pesquisa bibliográfica para entender como se consolida a prática
docente no ensino de história nas escolas públicas. Os objetivos foram concentrados
na busca teórica de orientações que possam nortear o trabalho do professor em
relação aos métodos utilizados em sala de aula para tornar o ensino mais atrativo.
Para tanto, recorremos a artigos, livros e periódicos sobre a temática analisando as
propostas e expressos de autores como Arroyo (2000), Bourdé (1990), Brasil.
Secretaria de Educação fundamental (1997), Cabrini (2005), Freire (2001), Gama
(201?), Karnal (2004), Maíel (2012), Moreira (2007), Pimenta (2002), Vasconcellos
(1995) e Vieira (2007).
Descrição:
SILVA, D. F. da. Os desafios da prática docente para o ensino de história. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.