UEPB - Repositório Digital

Os desafios da prática docente para o ensino de história

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Dayane França da
dc.date.accessioned 2019-05-20T15:01:48Z
dc.date.available 2019-05-20T15:01:48Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19424
dc.description SILVA, D. F. da. Os desafios da prática docente para o ensino de história. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino das ciências humanas observadas na história deve ser considerado com seriedade na fase da educação escolar devido a sua força em educar cidadãos cônscios de seu papel social no lugar a qual vive e estabelece ligações. Cabe ao professor articular a metodologia correta para conseguir fazer o aluno interagir de modo correto com o meio a sua volta e saber interpretá-lo. De fato, a escola precisa preparar os alunos para a vida em sociedade, e, o que se ensina através das disciplinas de história pode ajudá-los a ver o mundo em suas diversas facetas de modo que os entenda sob um olhar autônomo e critico. Para isso, faz-se útil a construção de um ambiente mais humanizado a fim de fixarmos as devidas associações ao desenvolvimento da criança. O presente trabalho utilizou da metodologia de pesquisa bibliográfica para entender como se consolida a prática docente no ensino de história nas escolas públicas. Os objetivos foram concentrados na busca teórica de orientações que possam nortear o trabalho do professor em relação aos métodos utilizados em sala de aula para tornar o ensino mais atrativo. Para tanto, recorremos a artigos, livros e periódicos sobre a temática analisando as propostas e expressos de autores como Arroyo (2000), Bourdé (1990), Brasil. Secretaria de Educação fundamental (1997), Cabrini (2005), Freire (2001), Gama (201?), Karnal (2004), Maíel (2012), Moreira (2007), Pimenta (2002), Vasconcellos (1995) e Vieira (2007). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Batista Gonçalves Bueno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Cidadãos pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Autônomo pt_BR
dc.subject Humanizado pt_BR
dc.title Os desafios da prática docente para o ensino de história pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta