Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar os conteúdos de cultura afro-brasileira e
africana na pratica de professores/as de língua portuguesa, a perspectiva é
identificar de que forma tais conteúdos estão inseridos em escolas públicas da
cidade de Alagoinha. Para tanto, analisamos a prática de 08 professores/as de
língua portuguesa em duas escolas públicas, sendo 04 professores da escola
municipal e 04 da escola estadual. Teoricamente nos fundamentamos nos PCN´S de
língua portuguesa, na Lei 10.639/03, nas Diretrizes Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e
o Plano Nacional de Implementação de tais diretrizes, visto estes documentos nos
darem direcionamento em relação ao tema proposto e assim dialogamos com os
estudiosos nesse tema, a exemplo de CHAGAS (2008) BARRETO (2016) FREIRE
(2010) entre outros. Cujas analises reforçam a importância do estudo da cultura afro-
brasileira e africana visto ser parte integrante da formação e da identidade nacional
brasileira na sala de aula.
Descrição:
RIBEIRO, I. C. da S. Os conteúdos de cultura afro-brasileira e africana na prática de professores/as de língua portuguesa em escolas públicas na cidade de Alagoinha - PB. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.