Resumo:
Esse estudo teve como objetivo principal analisar a trajetória histórica das
políticas educacionais desenvolvidas no campo e sua efetivação na Escola
Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Domingos Pedro Franco,
localizada no Sitio Taumatá, zona rural do município de Mari/PB. Esse recorte
de pesquisa justifica-se pelo fato de residir nessa comunidade e ter uma relação
de identidade e pertencimento com o lugar, bem como, ter a oportunidade de
contribuir com a educação dessa unidade de ensino. Visando conduzir melhor
o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela
abordagem da pesquisa de campo o que contribuiu para nos aproximar do objeto
de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade
pesquisada. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista.
Os resultados obtidos no trabalho nos mostraram as discussões pela Educação
do Campo, como também, os desafios em busca de uma educação de qualidade
no país em que ainda persistem as desigualdades quanto a essa população.
Mesmo com todas as lutas dos Movimentos Sociais que contribuiu com
mudanças significativas na Legislação Educacional (LDB, Diretrizes), que
considere a importância dos trabalhadores rurais, ainda os governos não
assumem na prática o cumprimento das determinações legais.
Descrição:
SILVA, F. B. da. Educação no campo: políticas educacionais e a realidade da escola do campo. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.